Seu blog de saúde, beleza e longevidade saudável

Os cuidados com a pele durante o inverno

A Dra. Rafaela Gontijo foi a convidada especial desta edição do programa Consolação e Você. Ela ensina os cuidados básicos com a pele para você manter a beleza sempre em dia.

O inverno é uma estação aguardada por muitos brasileiros que adoram o clima frio e tudo que ele pode oferecer, como festas típicas, culinária apropriada para a estação e passeios especiais.

No entanto, ao aproveitar o inverno, muitas pessoas deixam de lado alguns cuidados básicos com a pele e isso pode trazer prejuízos à saúde.

Para evitar estes descuidos com a pele, a Dermatologista Rafaela Gontijo trouxe informações importantes que podem ser adotadas por todos que querem aproveitar a estação mais fria do ano sem descuidar da saúde.

Por que é necessário ter cuidados especiais com a pele durante o inverno?

De acordo com a Dra. Rafaela Gontijo, nesta estação as baixas temperaturas ocasionam baixa umidade e estes fatores alteram a camada de proteção da pele, tornando-a mais suscetível às agressões externas.

Ainda de acordo com a convidada especial Dra. Rafaela, os problemas de pele mais frequentes no inverno são as dermatites, a psoríase, as eczemas e os pruridos, mais conhecidos como coceiras. Estes acontecem sem causa aparente e são comuns devido à baixa umidade e consequente ressecamento da pele.

Durante o inverno verifica-se também o aumento da seborréia, doença que causa aparecimento de caspa no couro cabeludo. Durante a estação, a frequência de higienização capilar é menor e isto causa aumento da caspa e oleosidade.

Cuidados básicos recomendados:

Para diminuir estes problemas, alguns cuidados simples podem ser tomados:

Beber dois litros de água por dia, usar menos o sabonete durante o banho, tomar banhos curtos e não muito quentes e hidratar a pele sempre, especialmente logo ao sair do chuveiro.

Estes cuidados estendem-se inclusive aos pais, para estarem sempre atentos e evitar a dor de cabeça de ter que lidar com os incômodos das doenças de inverno em seus filhos.

O último cuidado citado, que costuma ser deixado de lado durante o inverno mas não deveria, é o uso de proteção solar. O protetor nunca deve ser deixado de lado, independente da estação e de qual ambiente você esteja. Ele é um aliado poderoso no cuidado com a pele inclusive para prevenir o envelhecimento.

*Para usar esse artigo, use o link: http://bit.ly/2Eqqsvh

Deixe uma resposta

Dra. Consolação Oliveira

Médica CRM 51132

Minha missão é ajudar as pessoas, com meus conhecimentos e experiência sobre medicina, saúde e longevidade.

Contatos

  • Ed.Av. Tower Center
    Av. Pref. Telésforo Cândido de Rezende, nº 142 - sl 1.201 - Centro, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000
Fechar Menu