A Dra. Vanessa Siqueira nos conta sobre os cuidados pré e pós cirurgia plástica nessa incrível entrevista abaixo.
O Brasil é hoje um dos países que mais realiza cirurgias plásticas, perdendo apenas para os EUA.
Este tipo de cirurgia pode ter natureza estética – quando feita para melhorar a auto estima do paciente; ou reparadora – quando há a necessidade de cirurgia para reparar ou recuperar funções e restaurar a saúde e qualidade de vida do paciente.
De acordo com a pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), as cirurgias mais procuradas no Brasil no ano de 2015 foram:
1º lugar – Lipoaspiração
2º lugar – Implantes de silicone nos seios
3º lugar – Cirurgia de pálpebra
4º lugar – Abdominoplastia
5º lugar – Lifting de mama
De acordo com a revista Saúde, o censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontou o crescimento dos procedimentos menos invasivos, como a aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimentos em geral.
Para o sucesso de um procedimento cirúrgico, é importante que o paciente cuide-se antes, durante e depois, com o auxílio de um fisioterapeuta dermato-funcional.
A Dra. Vanessa Siqueira esclarece as dúvidas mais frequentes a respeito desta especialidade da fisioterapia.
Qual a função do especialista em fisioterapia dermato-funcional?
Tratar e recuperar disfunções estéticas, devolvendo as funções à região do corpo que sofreu o procedimento.
A Dra. Vanessa Siqueira indica buscar um profissional a partir do momento da marcação da cirurgia. O fisioterapeuta poderá preparar a área da cirurgia, trabalhando o colágeno da região para uma recuperação mais rápida no pós-operatório.
Já após a realização do procedimento, indica-se procurar o fisioterapeuta dermato-funcional a partir do terceiro dia de cirurgia.
O que é fibrose? Ela possui tratamento?
A fibrose é uma cicatrização intensa. Ela ocorre devido ao excesso de colágeno que se forma. É uma tentativa natural do organismo de recuperar uma região que sofreu um procedimento invasivo.
Ela pode ocorrer também com o uso inadequado da cinta no pós operatório.
Geralmente a fibrose apresenta aspecto de bolinha, cordão ou placa.
E o tratamento existe sim! Através de cremes próprios e aparelhos é possível tratar a pele para que ela volte ao seu aspecto original.
Quando há alta do paciente?
A Dra. Vanessa Siqueira esclarece que cada caso é um e são exigidas no mínimo 10 sessões para cada paciente, podendo variar para mais de acordo com a sua recuperação.
É importante ressaltar que, para o sucesso da cirurgia, o cirurgião plástico deve trabalhar em sintonia com fisioterapeuta. Dessa forma os procedimentos pré-operatórios podem ser feitos para otimizar a recuperação do paciente.
Dra. Vanessa Siqueira também nos contou que o procedimento mais procurado em sua clínica é a ultracavitação, ou lipo sem cortes. Ela ocorre através de um ultrassom de alta potência que quebra a célula de gordura. A procura é alta porque não são todas as pessoas que têm coragem de se submeter a uma cirurgia plástica.
Uma curiosidade apresentada também é o aumento do número de homens que se submetem a procedimentos estéticos. A vaidade masculina é cada vez mais presente e a autoestima elevada é direito de todos.
Compartilhe usando a url: http://bit.ly/2zzqYps