A acne pode trazer muito desconforto para quem sofre com ela. Aprenda agora dicas simples para evitar e tratá-la da melhor forma.
A acne é um processo inflamatório dos folículos da pele e das glândulas sebáceas.
Nada mais nada menos do que 95% dos adolescentes sofre diariamente com a acne, as espinhas e os cravos. Alguns adultos também sofrem com a acne, mas em número menor.
O desconforto causado pela acne prejudica a vida social dos adolescentes, pois muitos se sentem inseguros e infelizes com a condição da pele do seu rosto e, por isso, acabam se privando do convívio com os amigos.
O que causa a acne?
O primeiro fator é a genética. Se os seus pais tiveram acne durante a adolescência, é provável que você também apresente o problema.
Outro fator é chegada dos hormônios sexuais para a preparação da criança para a fase adolescente.
Estas alterações hormonais geram a pele oleosa e favorecem o aparecimento da acne.
A alimentação também é uma causa citada pela Dra. Consolação Oliveira: ingerir leite e açúcar refinado podem piorar o quadro acneico, uma vez que esses alimentos favorecem a inflamação do nosso organismo.
O uso de maquiagem inadequada também pode piorar a situação. O uso recorrente de corretivo e bases oleosas pioram o quadro. Caso você necessite utilizar maquiagem com frequência, opte pelo pó compacto e produtos oil free.
O cabelo, em contato com o rosto, pode favorecer a distribuição de gordura na pele e aumentar a acne na testa e nas regiões onde costuma ficar sobre a pele.
Outro fenômeno atual é a busca por corpos esteticamente bonitos e sarados. O consumo de whey protein aumentou bastante nos últimos anos e, quando ele contém leite, pode favorecer o aparecimento da acne.
Por isso, dê preferência a suplementos que venham de outras procedências, como carne ou ervilha.
Como você pode melhorar a acne
- Limpe a pele 2 vezes ao dia, utilizando sabonete com enxofre e outros componentes antiinflamatorios;
- Remova a maquiagem diariamente antes de dormir;
- Ao limpar o rosto, use sempre água fria ou morna. Altas temperaturas estimulam o trabalho das glândulas sebáceas e, consequentemente, o aumento da oleosidade.
- Mantenha-se hidratado. Beba ao menos 2 litros de água todos os dias.
- Alimente-se bem! A vitamina A é antiinflamatória e ajuda na cicatrização. Você vai encontrá-la na cenoura, brócolis, espinafre, entre outros.
- Procure ingerir alimentos com zinco, pois ele também é cicatrizante. Ele está presente na castanha do pará, na ostra, etc.
- A vitamina C é antiinflamatória, cicatrizante e rejuvenesce. Por isso, consuma limão diariamente.
- O selênio é antioxidante, previne o envelhecimento e a oxidação do organismo. Você o encontra na castanha do pará, brócolis, espinafre, ovo, entre outros.
- O Ômega 3 também tem sido estudado para tratamento da acne. Consuma mais salmão na sua dieta e você terá ômega 3 de qualidade.
Para mais dicas sobre os benefícios do limão, clique aqui.
Cuide da saúde da sua pele com carinho.
Aplicando estes cuidados básicos diariamente na pele você poderá prevenir e tratar este problema, evitando um agravamento.
Vale lembrar que quando você cutuca a pele, pode estimular o aparecimento de manchas e cicatrizes.
Evite isso ao máximo!
Caso a sua pele apresente um grau de acne elevado, procure um médico para que ele te oriente para um tratamento adequado.
Link para compartilhamento encurtado: http://bit.ly/2FwTb3k
Pingback: Dia Internacional da Mulher entrevista com a Dr. Consolação Oliveira