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Retenção de Líquidos: como evitá-la

A retenção de líquidos incomoda muitas pessoas, mas pode ser amenizada quando algumas dicas simples são colocados em prática.

Veja  agora dicas simples e eficazes para melhorar sua saúde.

Chegar ao fim do dia e ter seus sapatos apertados, meias marcando as pernas e os pés, pernas inchadas ou roupas íntimas apertando e incomodando. Estes são alguns dos sintomas da retenção de líquidos no organismo.

O termo médico utilizado para o inchaço é “edema”. Se você percebe algum edema em seu corpo, veja agora as possíveis causas para isto estar acontecendo:

Causas da retenção de líquidos

1- Constipação intestinal

Mais comum entre as mulheres, a constipação intestinal é popularmente conhecida como “intestino preso” e pode acarretar diversos problemas de saúde. A retenção de líquidos é um deles. Portanto, procure alimentar-se bem e fazer atividades físicas regularmente para que o intestino funcione bem.

2- Tireóide

Quando a tireóide não está funcionando bem, o metabolismo pode ficar mais lento e isso leva a retenção hídrica e formação de edemas em várias partes do corpo.

3- Consumo excessivo de sal

O sal agrava o quadro de retenção de líquidos no organismo e deve ser evitado ao máximo. Evite o consumo excessivo de sal refinado e, se possível, utilize sal light que possui menos sódio.

4- Consumo de alimentos embutidos e industrializados

Alimentos enlatados, embutidos e bebidas industrializadas contém grande teor de sal e favorecem o aparecimento de edemas pelo corpo. Normalmente são alimentos que você encontra no supermercado e que possuem vida longa na prateleira.

Para evitar este quadro, procure ingerir alimentos mais alcalinos, como verduras, frutas, legumes. Um excelente exemplo citado pela Dra. Consolação Oliveira é a alimentação dos bebês, por ser alcalina e extremamente natural.

Dica de ouro:  Tente “desembrulhar menos e descascar mais”.

5- TPM

Mulheres que apresentam sintomas de tpm costumam apresentar inchaço ao longo de todo o corpo.

6- Varizes

Se você possui varizes, pode ser mais comum apresentar retenção de líquidos.

Como saber se você engordou ou está somente retendo líquidos

Observe as marcas das suas roupas ao longo do dia. Se você, ao acordar, não percebe nada diferente e, ao chegar do trabalho, sente suas roupas íntimas mais apertadas e os sapatos também, então você está inchado(a).

Caso contrário, se o incômodo for constante, você pode sim ter ganhado uns quilinhos extras.

Dicas para evitar a retenção de líquidos:

1- Evite o sal

A quantidade recomendada de ingestão de sal é de “uma tampa de caneta bic” ao dia. Nada além disso.

2- Beba água com limão

O limão possui potássio, que faz a diurese no organismo. Ingerindo água com limão ao longo do dia você estará evitando a formação principalmente de edemas nos membros inferiores.

O limão pode te ajudar a melhorar diversos aspectos da sua saúde. Confira no post exclusivo clicando aqui.

3- Consuma mais:

Maçãs: A maçã possui uma substância chamada metionina, muito usada para fazer detox.

Alcachofra: possui propriedades que auxiliam a desinchar.

4- Consuma os seguintes chás

Chá de cavalinha: muito eficaz contra retenção

Chá verde: ele é usado para detox mas não é indicado para pacientes cardiopatas ou hipertensos.

Centella asiática: uma planta medicinal que auxilia na circulação, pode ser tomada na forma de chá, pó ou cápsulas.

Dica de ouro para grávidas: retire o leite, o glúten e diminua o sal, para que seu período de gestação não traga edemas e desconforto.

Caso você ainda sofra com a retenção de líquidos, coloque as pernas pra cima ao longo do dia para ajudar o corpo a eliminar os edemas.

Se você mudar seus hábitos, aplicando as dicas acima, e ainda assim não notar melhora no seu quadro, consulte um médico.

 

Link para compartilhamento encurtado: http://bit.ly/2Ek3pmV

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Dra. Consolação Oliveira

Dra. Consolação Oliveira

Médica Nutróloga, especialista em dermatologia e fisiologia hormonal com foco em longevidade.

Minha missão é ajudar as pessoas, com meus conhecimentos e experiência sobre medicina, saúde e longevidade.

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