Seu blog de saúde, beleza e longevidade saudável

Cirurgia Plástica: cuidados necessários para um procedimento de sucesso

A Dra. Vanessa Siqueira nos conta sobre os cuidados pré e pós cirurgia plástica nessa incrível entrevista abaixo.

O Brasil é hoje um dos países que mais realiza cirurgias plásticas, perdendo apenas para os EUA.

Este tipo de cirurgia pode ter natureza estética – quando feita para melhorar a auto estima do paciente; ou reparadora – quando há a necessidade de cirurgia para reparar ou recuperar funções e restaurar a saúde e qualidade de vida do paciente.

De acordo com a pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), as cirurgias mais procuradas no Brasil no ano de 2015 foram:

1º lugar – Lipoaspiração
2º lugar – Implantes de silicone nos seios
3º lugar – Cirurgia de pálpebra
4º lugar – Abdominoplastia
5º lugar – Lifting de mama

De acordo com a revista Saúde, o censo 2016 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontou o crescimento dos procedimentos menos invasivos, como a aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimentos em geral.

Para o sucesso de um procedimento cirúrgico, é importante que o paciente cuide-se antes, durante e depois, com o auxílio de um fisioterapeuta dermato-funcional.

A Dra. Vanessa Siqueira esclarece as dúvidas mais frequentes a respeito desta especialidade da fisioterapia.

Qual a função do especialista em fisioterapia dermato-funcional?

Tratar e recuperar disfunções estéticas, devolvendo as funções à região do corpo que sofreu o procedimento.

A Dra. Vanessa Siqueira indica buscar um profissional a partir do momento da marcação da cirurgia. O fisioterapeuta poderá preparar a área da cirurgia, trabalhando o colágeno da região para uma recuperação mais rápida no pós-operatório.

Já após a realização do procedimento, indica-se procurar o fisioterapeuta dermato-funcional a partir do terceiro dia de cirurgia.

O que é fibrose? Ela possui tratamento?

A fibrose é uma cicatrização intensa. Ela ocorre devido ao excesso de colágeno que se forma. É uma tentativa natural do organismo de recuperar uma região que sofreu um procedimento invasivo.

Ela pode ocorrer também com o uso inadequado da cinta no pós operatório.

Geralmente a fibrose apresenta aspecto de bolinha, cordão ou placa.

E o tratamento existe sim! Através de cremes próprios e aparelhos é possível tratar a pele para que ela volte ao seu aspecto original.

cirurgia plástica

Quando há alta do paciente?

A Dra. Vanessa Siqueira esclarece que cada caso é um e são exigidas no mínimo 10 sessões para cada paciente, podendo variar para mais de acordo com a sua recuperação.

É importante ressaltar que, para o sucesso da cirurgia, o cirurgião plástico deve trabalhar em sintonia com fisioterapeuta. Dessa forma os procedimentos pré-operatórios podem ser feitos para otimizar a recuperação do paciente.

Dra. Vanessa Siqueira também nos contou que o procedimento mais procurado em sua clínica é a ultracavitação, ou lipo sem cortes. Ela ocorre através de um ultrassom de alta potência que quebra a célula de gordura. A procura é alta porque não são todas as pessoas que têm coragem de se submeter a uma cirurgia plástica.

Uma curiosidade apresentada também é o aumento do número de homens que se submetem a procedimentos estéticos. A vaidade masculina é cada vez mais presente e a autoestima elevada é direito de todos.

Compartilhe usando a url: http://bit.ly/2zzqYps

Deixe uma resposta

Dra. Consolação Oliveira

Dra. Consolação Oliveira

Médica Nutróloga, especialista em dermatologia e fisiologia hormonal com foco em longevidade.

Minha missão é ajudar as pessoas, com meus conhecimentos e experiência sobre medicina, saúde e longevidade.

Contatos

  • Pça. Pimentel Duarte, 25
    Sl. 108 - Conselheiro Lafaiete MG - CEP: 36400-000
Fechar Menu
Inscreva-se em nosso canal do YouTube
Não vá embora sem se inscrever em nosso canal